Nos dias 29 de Abril a 1 de Maio na Feira dos Sabores do município de Ponte de Sor a população do município teve a oportunidade de experienciar um modo inovador de dar a conhecer as ideias futuras para a cidade. Para isso utilizou-se pela primeira vez uma experiência em Realidade Virtual Imersiva desenvolvida pelo grupo Digital Living Spaces do ISTAR-IUL (ISCTE-IUL) na qual a população, com o auxílio de um Head Mounted Display (HDM), imergiu no futuro edifício do Mercado da cidade e nas áreas envolventes. Esta tecnologia garante uma imersividade plena e uma sensação de presença inalcançável com qualquer outra fermenta de representação e visualização em arquitetura.
Plantas, cortes, alçados, maquetes e renderizações são as ferramentas já tradicionais em arquitetura mas que pecam por não permitirem que o cidadão comum, não habituado a lê-las, compreenda inequivocamente o espaço. A realidade virtual imersiva dá ao utilizador uma experiência como se estivesse no espaço real. O utilizador pode caminhar virtualmente ao seu gosto optando pelo percurso que entender e olhando em todas as direções tal como se no espaço real estivesse.
Com o uso desta tecnologia em parceria com o ISCTE-IUL e com o atelier João Correia Monteiro arquitetos a Câmara Municipal possibilita assim a todos os seus munícipes um conhecimento profundo do que será o espaço que daqui a algum tempo vitalizará a cidade. A Câmara Municipal de Ponte de Sor irá renovar o mercado da cidade e criar uma área de start-ups para criativos que revitalizará a cidade.
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, a experimentar o sistema de visualização 3D.
O que era visualizado nos oculos era projetado em tempo real numa tela sobre a exposição.